Cabo Verde garante empate com Camarões de Toni Conceição e aguarda qualificação como um dos melhores terceiros

A selecção de Cabo Verde, garantiu, esta tarde, diante dos Camarões, orientados pelo técnico português, Toni Conceição, um empate a 1-1. Este é um resultado que permite sonhar com a qualificação entre os melhores terceiros no CAN.

O conjunto insular não tinha muita margem de manobra, e ao mesmo tempo os adeptos dos Tubarões Azuis iam recebendo e seguindo as notícias do outro encontro do Grupo A, e que terminou empatado, também a 1-1, entre o Burkina Faso e a Etiópia.

Nos primeiros minutos os anfitriões tentaram impor o ritmo, e controlar a posse de bola, com os jogadores de Cabo Verde a mostrarem alguns nervos, mas evidenciando que estavam bem preparados para serem eficazes a defender.

Uma das grandes, senão, a maior razão, deve-se pela enorme pré-disponibilidade de Roberto Lopes fazer missões de apoio dando cobertura aos colegas e a encarregar-se de liderar a defesa como o elemento incansável e o patrão da linha mais recuada do elenco da formação visitante.

Harold Moukoudi of Cameroon and Roberto Lopes of Cape Verde during Cameroun versus Cap Verde, African Cup of Nations, at Olempe Stadium on January 17, 2022. (Photo by Ulrik Pedersen/NurPhoto via Getty Images)

 

Ainda assim, os Leões indomáveis fizeram de tudo para pressionar e incomodar os adversários nos 10 minutos de jogo iniciais. Quase 5 minutos depois, foram os Cabo-Verdianos que estiveram mais perto do golo, mas o lateral Nohou Tolo apareceu no sítio certo para emendar o erro do seu companheiro, o central Michael Ngadeu- Ngadjui, que quase tinha permitido o 0-1.

O guardião de Cabo Verde, Vozinha, do outro lado, passado alguns minutos iria ter de fazer uma defesa para tirar o esférico para fora do alcance das redes com Vincent Aboubakar prestes a abrir o activo.

A primeira parte foi muito táctica, a organização compacta e inteligente por parte da linha defensiva dos Tubarões Azuis, o que tem sido uma constante neste torneio, e voltou a ser evidente nesta partida.

Até que aos 39 minutos, o artilheiro máximo da prova, Vincent Aboubakar tornaria a ser decisivo e anotaria o golo que daria a vantagem ao conjunto da casa.

Vincent Aboubakar of Cameroon celebrates scoring their first goal during Cameroun versus Cap Verde, African Cup of Nations, at Olempe Stadium on January 17, 2022. (Photo by Ulrik Pedersen/NurPhoto via Getty Images)

 

Com os tubarões azuis a necessitar de ir atrás do prejuízo, Lisandro Semedo cobrou um livre que sairia ao lado dois minutos depois, e aos 44, numa má saída de Onana, quase resultou para que a selecção de Cabo Verde empatasse, mas o defesa central dos Camarões, Harold Moukodi, impediu o perigo.

Ao intervalo, os Leões Indomáveis sairiam a ganhar por 1-0, e os Tubarões Azuis sabiam que tinham de pelo menos restabelecer a igualdade se quisessem continuar na luta pela passagem à ronda seguinte.

Na outra partida, o Burkina Faso também sairia em vantagem por 1-0 sobre a Etiópia, e naquele momento, a classificação permitia aos burquinenses passarem em segundo lugar, enquanto Cabo Verde ficaria como terceiro colocado.

Antes do reatamento da segunda parte, Garry Rodrigues foi lançado para o terreno de jogo para o lugar de Lisandro Semedo.

E de quem seria o golo?

Isso mesmo, do jogador do Olympiakos, o empate viria mesmo a chegar para o delírio de uma legião de adeptos que torciam por Cabo Verde por esse mundo fora, com Garry Rodrigues, outro dos melhores elementos do conjunto insular nesta competição, a marcar um golo onde demonstra a sua habilidade técnica de calcanhar à passagem do minuto 53.

Garry Rodrigues celebrates after scoring the equaliser. Photograph: Mohamed Abd El Ghany/Reuters

 

Até final, os Camarões não foram tão assertivos como na primeira metade do encontro, com o ritmo a decrescer continuamente, por sua vez, os Cabo Verdianos seguraram o resultado com garra, espírito de solidariedade e sacrifício.

No outro duelo, o empate manteve-se também, e no final, o Burkina Faso seguiu em frente na segunda posição, enquanto Cabo Verde ficou em terceiro e fica a aguardar notícias. Mas tendo fortes possibilidades de ser um dos melhores terceiros a qualificar-se para a ronda seguinte, já os Camarões de Toni Conceição ganharam o grupo A.

Comentários
Loading...