Faria Marcelo Bielsa sentido na Luz?

É um dos treinadores mais influentes do futebol moderno e acabou de ficar sem emprego, no Leeds United. Poderá ser Marcelo Bielsa a resposta para a crise de identidade do Benfica?

Pontos a favor:

Green Thumbs Up Icon, HD Png Download , Transparent Png Image - PNGitem

Estatuto

É sempre positivo ter um treinador do estatuto de Bielsa, não só porque mais apaixonados do jogo estariam interessados em seguir os passos de El Loco, mas como mais jogadores teriam interesse em vir trabalhar com o argentino. O Benfica, com Bielsa seria capaz de atrair melhores jogadores e provavelmente até melhores patrocínios.

 

Aproveitamento do plantel

Bielsa gosta de plantéis curtos, com jogadores que entendam os seus princípios e nos quais possa confiar. O primeiro verão significaria provavelmente uma limpeza no plantel, com jogadores que não consigam cumprir com a intensidade desejada (André Almeida, Adel Taraabt e talvez até Weigl) a saírem e outros a ganharem preponderância por terem características que o treinador aprecia (Roman Yaremchuk é o típico avançado à Bielsa). O argentino exigiria também algumas contratações cirúrgicas que em alguns casos poderiam significar abrir os cordões à bolsa, mas uma vez fechado o plantel, poucas mexidas seriam necessárias nas épocas seguintes

 

Valorização dos jogadores

Está ligado ao ponto anterior. Bielsa prefere apostar no que já tem em casa, do que em contratar novo. Em Leeds, por exemplo, jogadores como Ayling, Cooper, Phillips, Dallas ou Bamford, passaram de jogadores de segunda divisão a jogadores que não envergonhavam ninguém na Premier League, por o treinador investir neles. Também os jovens foram aposta regular do argentino, com o banco a estar regularmente repleto de jogadores sub23 que iam tendo vários minutos ao longo da época.

 

Atitude

A principal crítica feita aos jogadores do Benfica hoje em dia é a sua falta de intensidade e isso tem Bielsa para dar e vender. O seu estilo de pressão constante ao adversário iria, além de exigir muito dos jogadores, sufocar a construção de grande parte das equipas desta liga, tornando o Benfica um pesadelo de enfrentar.

Nine Leeds United players who owe Marcelo Bielsa for turning Championship players into stars - Leeds Live

 

Pontos contra:

Dislike Png - Red Thumb Down Transparent, Png Download , Transparent Png Image - PNGitem

Narrativa

Bielsa dá-se bem em contextos difíceis e com uma narrativa de “nós contra os outros”. Os seus melhores trabalhos foram sempre com equipas com uma forte identidade local/regional (Leeds, Athletic Bilbao ou o Newell’s Old Boys, por exemplo), usando a rivalidade com os clubes/equipas tradicionalmente mais estabelecidos ou mais fortes como motivação extra para os seus jogadores. Em Portugal, o Futebol Clube do Porto seria sem dúvida a narrativa mais adequada ao treinador.

 

Teimosia

Achavam que Jesus era teimoso? Não viram nada! Marcelo Bielsa tem ideias muito próprias e não aceita intromissões no seu trabalho. Por muito que alguns jogadores desesperem os adeptos, se Bielsa acha que é ele, vai ser ele até ao fim, basta ver os exemplos de Robin Koch e Pascal Struijk, alvos de várias críticas no Leeds, mas jogaram praticamente sempre que estavam disponíveis esta época, ou de Rodrigo Moreno, contratado por 30 milhões para ser o avançado da equipa, que passou um ano inteiro a jogar a 8.

 

Investimento

Além do ordenado de El Loco que (mantendo os valores do Leeds) iam ser o maior da história do futebol português, o treinador é (ligando com pontos anteriores) de ideias fixas. Quando escolhe um jogador, é aquele ou não é e já saiu da Lázio ao fim de poucos dias, por perceber que os jogadores que tinha pedido não iam ser contratados. Por isso, apesar de (poder) valorizar o plantel, o investimento inicial para garantir o argentino ia ser elevado e se calhar complicado para o momento actual do Benfica.

 

Demora

Bielsa não é um treinador fácil. Trabalhar com ele não é fácil e até os jogadores entrarem nas suas ideias, vai demorar tempo. O Benfica não é um clube conhecido pela paciência dos seus adeptos e a pressão dos resultados aliado ao elevado investimento, poderiam criar uma pressa que se tornaria prejudicial ao desenvolvimento da equipa.

OFICIAL: Leeds demite Marcelo Bielsa | MAISFUTEBOL

Veredito:

Bielsa teria de ser sempre um investimento numa lógica a longo prazo. O ordenado seria com certeza um entrave, especialmente para o convencer a vir para Portugal e o Benfica teria de estar disposto a mudar a sua estratégia de mercado por ele.

Bielsa nunca é um investimento certo, tantos são os seus trabalhos de sucesso, com os que correram mal e na minha óptica, as narrativas de ambas as partes não se ligam na perfeição. Com a direção a ser contestada, Rui Costa precisa de resultados imediatos ou pelo menos que os benfiquistas sintam que o clube está a ir na direção certa e um investimento tão avultado que corra mal, pode ser o fim da linha, para o presidente encarnado.

Oficial: Rui Costa assume presidência do Benfica com efeitos imediatos

Comentários
Loading...