FIFA – Modo Carreira – Regens, quem são e onde os encontrar?

Começando pelo básico: A partir do momento em que começamos um modo carreira no FIFA, os jogadores existentes (todos eles, criados à imagem de um jogador real) começam a envelhecer, logo, para que a base de dados de jogador não acabe, tem de se ir renovando automaticamente.

Mas esta não é uma gestão fácil… tem de haver algum tipo de equilíbrio que impeça que na 11ª época existam 7 ou 8 jogadores perfeitos na Argentina e que o Brasil só tenha jogadores medianos. Para isso, a solução encontrada foi a base de dados copiar-se a si mesma, criando os chamados “Regens”. O nome vem de “regeneração”, é como se um jogador real “nascesse” outra vez na base de dados, copiando a sua nacionalidade, características e potencial, equilibrando assim o quadro geral.

Ou seja..

Cada vez que um jogador se reforma, outro toma o seu lugar, com características semelhantes e o mesmo potencial. Quando Messi se reformar, vai aparecer outro argentino com o mesmo potencial… é o seu regen. Não quer dizer que seja igualmente baixo, que tenha cabelo e cara igual… é apenas uma cópia do potencial e das características de Messi enquanto jogador.

FCG on Twitte
Créditos da imagem: FCG no Twitter

 

Como é que os posso encontrar?

Não é uma ciência exacta. A norma é que sempre que um jogador se reforma, outro com o mesmo potencial e nacionalidade surge na mesma liga. Ou seja, quando Luka Modric se reformar no jogo, aparecerá no início da época seguinte um jovem médio centro croata na La Liga (num clube aleatório). Terá um nome e um aspeto físico diferente, mas terá o mesmo potencial e características gerais.

Então, basta pôr os olheiros a procurar estas características e voilá? Por norma, sim. Pode acontecer algumas vezes o jogador ficar livre, o que vai obrigar a muita pesquisa entre todos os jogadores sem contrato. Mas (dependendo de quem é o regen) vai valer a pena.

Pode também acontecer, o regen não ter as características físicas indicadas, como um regen de Cristiano Ronaldo poder ter 90 de cabeceamento, mas apenas 1,65m de altura. Normalmente, não acontece, mas…

Há também a possibilidade de virem com um nome épico, como Beirão Valente, Pinheiro Carvalho, etc

Créditos: Reddit

 

Como posso ter a certeza que é mesmo um regen?

O FIFA só inclui na sua BD jogadores a partir dos 17 anos, logo, qualquer jogador que na segunda época tenha menos de 18, já foi gerado automaticamente pelo jogo. Se for encontrado na mesma liga e com a mesma nacionalidade, a não ser que jogue no país de origem vai sobressair (um espanhol, a jogar em Espanha é mais difícil encontrar, mas um médio croata no mesmo país é relativamente mais fácil).

Outra pista para saber se é gerado pelo jogo, é ter a cara na ficha de jogador, gerada pelo jogo. Os jogadores reais ou têm foto, ou não têm nada. Se existe uma cara artificial, já foi criado pelo jogo.

Dá sempre para comparar as estatísticas com o jogador real para perceber se são semelhantes ou não, em sites como o www.sofifa.com.

 

Então basta contratá-los e está feito?

Não! Um jogador ter 90 de potencial, não quer dizer que o atinja. Tem de ser treinado e tem de jogar, para ganhar confiança e ir evoluindo. Talvez um ou dois empréstimos para ganhar ritmo, possam ajudar também.

O jogador assume a posição que o seu “original” tinha quando se reformou, que pode não ser a sua melhor, por isso, mudar-lhe a posição pode não ser uma má ideia, se for o caso.

Cinco jogadores de FIFA 20 com aparências mais 'bizarras' no jogo | Jogos de esporte | TechTudo

 

O que é um PreGen?

Às vezes acontece (raramente) aparecer um “regen” do jogador antes da sua reforma. A isso chama-se um “PreGen”. São encontrados pelos olheiros da academia do clube. Não significa que todos os jogadores jovens argentinos com potencial superior a 90 sejam “PreGens” do Messi, mas pode acontecer aparecer um exactamente igual. Não acontece frequentemente, por isso não recomendo começar o jogo com essa expectativa.

 

A que jogadores devo estar atento?

Jogadores acima dos 33/34 anos, normalmente reformam-se passado 1 ou 2 épocas, 3 no máximo. É estar atento aos jogadores em final de carreira (se os pusermos na lista de transferências, sabemos quando se reformam) e no início da época seguinte por um olheiro a pesquisar por um jogador da mesma nacionalidade, na mesma liga e na mesma posição. Quando mais raro for, melhor! Ou seja, pesquisar um guarda-redes italiano, em Itália (Buffon), vai dar muitos resultados que não interessam, ao passo que um esloveno (Handanovic) no mesmo país, vai sobressair.

Se o jogador estiver em final de contrato, é possível que o seu regen apareça como jogador livre e não na liga onde o jogador terminou a carreira.

FCG on Twitter: "Improved Youth Academy Faces 😍😍 #FIFA21 https://t.co/V2uCmJ6Rkt" / Twitter

 

Jogadores com mais de 80 de potencial e mais de 34 anos, fora do seu país de origem (atenção, isto é onde eles jogam no início do jogo, não quer dizer que quando se reformarem continuem no mesmo clube, convém sempre confirmar):

-Keylor Navas (Guarda-Redes, costa-riquenho, Ligue 1)

-Handanovic (Guarda-redes, esloveno, Serie A)

-Lukas Fabianski (Guarda-redes, polaco, Premier League)

-Dani Alves (Defesa-Direito, brasileiro, La Liga)

-Thiago Silva (defesa central, brasileiro, Premier League)

-José Fonte (defesa central, português, Ligue 1)

-Sérgio Ramos (defesa central, espanhol, Ligue 1)

-Jan Vertonghen (defesa central, belga, Liga Bwin)

-Fernandinho (médio defensivo, brasileiro, Premier League)

-Luka Modric (médio centro, croata, La Liga)

-João Moutinho (médio centro, português, Premier League)

-Andrés Iniesta (médio centro, espanhol, J League)

-Lionel Messi (Extremo direito, argentino, Ligue 1)

-Cristiano Ronaldo (Ponta-de-Lança, português, Premier League)

-André Pierre-Gignac (Ponta-de-Lança, francês, Mexican Liga MX)

-Dries Mertens (Avançado centro, belga, Série A)

-Edin Dzeko (ponta-de-lança, bósnio, Serie A)

-Edinson Cavani (ponta-de-lança, uruguaio, Premier League)

-Luis Suárez (ponta-de-lança, uruguaio, La Liga)

Comentários
Loading...