Guia Introdutório da NFL (parte I) – As Equipas e a História da Liga

Caro leitor, decidimos preparar um guia que o ajude a situar e que o possa ajudar a entender um pouco mais acerca desta modalidade que tem vindo a ganhar mais amantes em solo nacional.

 

 

A principal liga de futebol americano apresenta um modelo que composto por 2 conferências, a AFC e a NFC,

nelas constam 32 equipas, que posteriormente são agrupadas por divisão e região, North, South, East e West, ou seja, Norte, Sul, Leste e Oeste.

A que se deve a existência de duas conferências diferentes?

Havia duas ligas, a NFL e a AFL, e em termos simples, os responsáveis de ambas decidiram que o melhor era fundirem-se, o que foi anunciado num acordo em 8 de junho de 1966.

A razão? Há várias, mas uma das quais as questões financeiras, como a dificuldade de sustentarem a disputa por jogadores saídos das universidades.

Ora, depois disso já se notaram várias mudanças seja de formato, seja de disposição das equipas, seja a entrada de novas equipas, e por isso vamos falar um pouco sobre a Era Super Bowl, e saber do quê é que se trata e como é que se originou?

 

Former NFL PR Executive Joe Browne on 50 Years of an NFL Life - Sports Illustrated

 

Anteriormente, falamos sobre a fusão da NFL com a AFL, uma das consequências desse acordo foi a realização de um jogo anual entre os campeões de ambas as ligas, uma vez que a fusão só se materializaria em 1970.

Esse encontro é aquilo que se viria a chamar de AFL-NFL World Championship Game, mas o nome não era sonante, até que o fundador da AFL, Lamar Hunt, cunhou o jogo de Super Bowl, a ideia surgiu de um brinquedo do filho, Lamar Hunt Jr., uma bola saltitante muito popular em meados dos anos 60, a Super Ball.

E da utilização do termo ‘Bowl’ que era muito frequentemente associado ao último jogo da época do futebol americano universitário.

Bowl quer dizer tigela ou taça, e é usado porque o formato dos estádios é parecido com esse formato.

 

Lamar Hunt, 1932-2006

 

O nome Super Bowl viria a ser oficialmente reconhecido em 1970, e logo no ano a seguir, viria a ser introduzido o sistema de numeração romana, também idealizado por Lamar Hunt.

Na base da explicação, está a tentativa de criar um efeito mais prestigiante para o evento, além de solucionar a possibilidade de haver uma confusão com o facto de o jogo ser disputado num ano diferente da temporada regular.

Embora essa contagem só tenha começado a partir de 1971, no Super Bowl V, os encontros anteriores também passaram a ter letras romanas a si associadas.

 

Super Bowl: 20 palavras e significados sobre o espetáculo - Cultural

 

O Super Bowl hoje em dia é um evento com proporções gigantescas, movimentando milhões de dólares em receitas, e sendo transmitindo por vários cantos do mundo, indo além do jogo jogado, para o espectáculo que reúne os mais diversos artistas de renome.

O conceito do Super Bowl é simples, a melhor equipa de cada conferência entra nos Playoffs para disputar quem é campeão da presente temporada, que é o mesmo que dizer quem ergue o Lombardi Trophy.

 

Vince Lombardi | Biography & Facts | Britannica

 

O troféu tem este nome em homenagem a Vince Lombardi, treinador dos Green Bay Packers.

Ele, que em 1967 venceu o Super Bowl I, diante dos Kansas City Chiefs, por 35-10, e o Super Bowl II, diante dos Oakland Raiders, por 33-14.

 

Tampa Bay Buccaneers Win NFL's Super Bowl 55, Defeating Kansas City Chiefs : NPR

 

Até ao momento já foram disputadas 55 edições, os Tampa Bay Buccaneers são os actuais detentores do título, tendo vencido os Kansas City Chiefs, por 31-9.

 

leía a segunda parte do guia sobre as regras do jogo

 

Quais são as equipas que têm mais conquistas no Super Bowl?

A liderança é partilhada entre os Pittsburgh Steelers e os New England Patriots, ambos com 6.

Seguem-se os Dallas Cowboys e os San Francisco 49ers com 5.

Depois estão os Green Bay Packers, New York Giants com 4.

E os Denver Broncos, Washington Football Team e Oakland/Las Vegas Raiders com 3.

Mais abaixo, com 2, estão os Baltimore/Indianapolis Colts, os Kansas City Chiefs, Baltimore Ravens, Miami Dolphins e Tampa Bay Buccaneers.

Sobram com 1, os New Orleans Saints, os New York Jets, os St. Louis Rams/ Los Angeles e os Chicago Bears.

Nota adicional: As equipas que aparecem com uma barra como Baltimore Colts/ ou Oakland Raiders/ ou St. Louis Rams/ são franquias que agora operam em cidades diferentes.

 

Das 32 equipas na Liga, 12 nunca venceram o Super Bowl, são elas: os Houston Texans, os Detroit Lions, os Carolina Panthers, os Atlanta Falcons, os Jacksonville Jaguars, os Minnesota Vikings, os Los Angeles Chargers, os Arizona Cardinals, os Tennessee Titans, os Cincinnati Bengals, os Los Angeles Chargers e os Cleveland Browns.

 

Por quem torcer?

A escolha da equipa é fundamental para uns, mas para outros adeptos, preferem mais focar-se em jogadores que gostam ou encontrar razões particulares como escolher representar a mesma cidade da equipa que eles já apoiam noutros desportos como a NBA ou a NHL.

Seja como for, deixe-me ajudá-lo a perceber um pouco as tendências.

Se quiser apoiar uma equipa que vai tirar anos de vida, que vai iludi-lo com épocas promissoras na temporada regular, mas que depois vai desmoronar nos playoffs, então não vale a pena apoiar as seguintes equipas:

 

New Orleans Saints vs. Green Bay Packers tickets pre-sale in Jacksonville starts Thursday, Sept. 2

 

Para os fãs dos New Orleans Saints, é preciso muito amor à camisola e acima de tudo muito coração, num espaço de quatro anos seguidos sofreram na pele derrotas devastadoras que arrasaram por completo as expectativas criadas em torno de uma equipa que apresenta um desempenho regular antes dos playoffs.

Mas os New Orleans Saints não estão sozinhos neste grupo, se quiser pode juntar uma equipa histórica, mas que também tem sofrido imenso para ultrapassar as frustrações na pós-temporada, falamos dos Green Bay Packers.

 

Green Bay Packers 2021 season preview

 

No caso do Green Bay Packers, a frustração é acumulada por terem um legado substancialmente maior do que os Saints, e por terem um dos melhores QB da liga a não conseguir levá-los à terra prometida.

O que estas equipas têm em comum? É que ambas não ganham um Super Bowl desde 2009 e desde 2010 respectivamente.

Ainda assim, tanto adeptos dos Saints como adeptos dos Packers, não se podem queixar em comparação com outras franquias que não têm qualquer aspiração há anos longínquos, e que se agarram a desilusões atrás de desilusões.

 

Breaking down the Detroit Lions Week 1 depth chart

 

Como é o caso dos Detroit Lions, que até há quem acredite que estejam mesmo amaldiçoados, ou até mesmo os Atlanta Falcons que embora estejam recheados de talento no lado atacante, não conseguem quebrar algum tipo de barreira mental, sendo que das duas vezes que foram ao Super Bowl perderam, e uma das quais foi absolutamente terrível para qualquer adepto, tendo estado em vantagem por 28-3 a certa altura, e deixado fugir o encontro no tempo extra, por 34-28.

Se gosta de equipas que têm uma massa associativa muito expressiva então certamente que deverá apoiar os Dallas Cowboys ou os New England Patriots, que entre si são duas das franquias com mais adeptos.

 

Fandom 250: Why Dallas Cowboys fans are the best in the world

 

Se gosta de equipas que têm jogadores electrizantes e que valem a pena seguir de perto, vale a pena seguir os Baltimore Ravens e os Kansas City Chiefs.

Se gosta de equipas míticas que fazem sempre temporadas consistentes na fase regular, então é melhor apoiar os Pittsburgh Steelers.

Se gosta de equipas que vão pô-lo a ter um ataque à beira de nervos, então Minnesota Vikings, Houston Texans e New York Jets são boas propostas.

Se quiser saber sobre mais equipas, nada melhor como assistir aos jogos e escolher a que mais lhe parecer apetecível.

Comentários
Loading...