
Guia Introdutório da NFL (parte II) – As Regras do Jogo
Continuando a explicar este apaixonante desporto aos rookies, a segunda parte do nosso guia vai abordar as regras e a composição e funcionamento das equipas técnicas. Compreendo que este artigo possa ser aborrecido para os nossos leitores que estejam mais familiarizados com o futebol americano, mas é fundamental para ajudar os novos adeptos a entrarem na mecânica do jogo.

Ora, o futebol americano é um jogo que se baseia na conquista de território. O objectivo é conseguir chegar com a bola à chamada end zone, que é a zona do relvado perto dos postes, normalmente pintada de outra cor. Isso é o chamado touchdown, vale 6 pontos e dá a oportunidade à equipa que o alcançou de tentar um pontapé aos postes, que vale mais um ponto, ou de tentar uma jogada mais convencional que, se convertida, vale mais 2 pontos. Para chegar à end zone, a equipa que tem a posse de bola dispõe de quatro tentativas (chamados downs) para avançar 10 jardas. Esse terreno pode ser ganho através de um passe ou de uma corrida.
Porém quando chegam à quarta tentativa (quarto down) as equipas avaliam a posição onde estão no terreno de jogo e têm três opções: ou tentam um pontapé aos postes (field goal) que vale três pontos, ou fazem o punt, que consiste num pontapé táctico para devolver a bola ao adversário o mais longe possível da própria end zone, ou podem ainda tentar converter a tentativa. Esta última opção é arriscada, porque em caso de não conversão a equipa adversária assume a posse de bola no local onde a jogada ocorre.

A equipa que defende tem que impedir a conquista de território pela equipa que ataca e tentar provocar a perda de bola (turnover), seja através de interceptar um passe ou provocar uma perda de bola (fumble), no caso das jogadas em corrida. Existe ainda outra forma de marcar pontos, que acontece quando a equipa que defende consegue placar um jogador que tenha a bola ainda dentro da sua end zone. Esta acção chama-se safety e vale 2 pontos.

As equipas são constituídas por onze jogadores, sendo que no entanto os plantéis oficiais são constituídos por 53 elementos. Isto justifica-se porque as equipas de futebol americanos encontram-se estrutradas em três unidades: a equipa ofensiva, a equipa defensiva e as equipas especiais. As duas primeiras unidades têm designações bastante auto-explicativas. A equipa especial destina-se a executar os pontapés (sejam pontapés de início ou recomeço, punts ou field goals) e o retorno dos mesmos. Nas equipas ofensivas temos o quarterback, normalmente a posição mais importante numa equipa de futebol americano. O quarterback é o cérebro da equipa, é quem recebe a jogada decidida pelo coordenador ofensivo ou pelo treinador principal, podendo alterá-la se vir algo na defesa que lhe mostre melhor opção.
Na equipa ofensiva destaque ainda para os running backs, jogadores que recebem a bola para ganharem jardas em corrida, os wide receivers, que normalmente recebem passes pelo ar e os tight ends que têm uma função híbrida, podendo ser utilizados como bloqueadores para abrirem linhas para o jogo em corrida ou podem ser utilizados como receivers.
A equipa defensiva é constituída por dois níveis: o chamado front seven, que são os jogadores mais próximos da bola quando a jogada se inicia e que inclui defensive tackles, defensive ends e linebackers; e ainda a defesa secundária, constituída pelos cornerbacks e safeties.
LEIA A PRIMEIRA PARTE DESTE GUIA SOBRE AS EQUIPAS E A HISTÓRIA DA LIGA
O jogo inicia-se também com o lançamento de uma moeda ao ar, para decidir quem sai com a bola. A equipa que ganha o sorteio decide se quer pontapear a bola e assim dá-la ao adversário ou receber o pontapé. Quem recebe a bola pode tentar fazer um retorno, que consiste em correr com a bola para conquistar o máximo de terreno possível. Acontece frequentemente estes pontapés saírem pela end zone, o que resulta num touchback e faz a equipa que recebe a bola a começar na sua linha de 25 jardas. O que não deve acontecer é o pontapé ir directamente para fora, sem ser pela end zone, porque é falta.
E aqui quem nunca viu atentamente um jogo de futebol americano admira-se: “mas no meio daquelas molhadas todas também existem faltas?”. Sim, existem e já lá iremos. Retomando a linha de raciocínio anterior, após o pontapé de saída, a equipa começa das suas 25 jardas em caso de touchback, das 40 jardas se o pontapé for directamente para fora, ou de outro ponto do terreno, se houver retorno.

Passando ao capítulo das faltas, a primeira coisa a explicar é que não existem cartões no futebol americano. As infracções são penalizadas através de perda de jardas, ou de terreno, se preferirem. Para não me alongar muito vou apenas abordar as mais comuns. A infracção mais comum é o holding, seja ofensivo ou defensivo. Acontece quando um jogador da equipa que ataca agarra um jogador da equipa adversária sem bola, seja para impedir uma placagem ou facilitar ou impedir a desmarcação de outro jogador. Vale 10 jardas se for o ataque a cometer a falta, 5 jardas e um primeiro down automático se for cometida pela defesa. Depois temos o pass interference. Ocorre quando um jogador estorva a acção de outro quando a bola vem no ar, com o objectivo de impedir a recepção ou a intercepção.
Se a falta for cometida por quem ataca, a penalização são 10 jardas. Se for cometida pela defesa, a posse de bola é dada à equipa atacante no local onde a falta ocorreu. Se a falta for na end zone a bola é colocada na linha de uma jarda. Temos ainda o false start, que acontece se um jogador de equipa que ataca se mexer da posição pré-definida antes da bola ser passada ao quarterback e é penalizada em 5 jardas. Temos ainda que mencionar o offside (sim, sim, aqui também existem offsides), que ocorre quando um jogador defensivo está para lá da linha de scrimmage (a linha imaginária onde a bola inicia a jogada e que é considerada de uma ponta à outra do campo, perpendicular às linhas laterais) e duas situações bastante similares e que podem ser algo difíceis de distinguir: encroachment e neutral zone infraction.
A primeira ocorre quando um jogador da defesa entra em contacto com um jogador atacante (normalmente com um dos gigantes da linha ofensiva), a segunda ocorre quando um jogador defensivo ultrapassa a linha de scrimmage antes da bola se mover, provocando com isso um false start. Estas três situações são punidas com 5 jardas de penalização. Nos últimos anos a NFL tem colocado um grande ênfase na protecção da integridade física dos jogadores e por isso é expressamente proibido iniciar uma placagem com o capacete. Essa acção é penalizada com 15 jardas e pode levar à desqualificação do jogador que cometer essa infracção. Como já referi estas são as mais usuais faltas, mas o livro de regras é bastante extenso, podem consultá-lo no site da NFL.
Para terminar este artigo vamos abordar as equipas técnicas. A equipa técnica de uma equipa da NFL é constituída por um treinador principal, um coordenador ofensivo, um coordenador defensivo, um coordenador de equipas especiais e vários outros técnicos que trabalham especificamente com grupos posicionais (treinador de quarterbacks, de running backs, de linha ofensiva, etc.). Para este artigo vou apenas abordar o treinador principal e os coordenadores.
O treinador principal funciona como um supervisor. É ele que escolhe os coordenadores e restantes membros da equipa técnica (em estreita colaboração com o General Manager, normalmente). Normalmente o treinador principal (Head Coach) vem de um cargo de coordenador e durante os jogos pode escolher as jogadas ofensivas ou defensivas, conforme a sua especialidade, ou deixar esse trabalho a cargo dos seus coordenadores.
No entanto a última decisão é sempre do treinador principal, assim como as principais decisões estratégicas (como por exemplo se arriscar um quarto down). Os coordenadores ofensivo e defensivo são os responsáveis por elaborar os playbooks ofensivo e defensivo e por prepararem a sua execução semanalmente, com os devidos ajustes consoante o adversário. Como mencionei anteriormente pode ser também função destes a escolha e comunicação das jogadas e esquemas a executar durante os jogos, comunicando as mesmas ao quarterback (no caso da equipa ofensiva) e a um jogador da equipa defensiva (normalmente um linebacker).
Por hoje é tudo, futuramente iremos “traduzir” algumas expressões muito específicas deste desporto.