O golo que salvou uma vida

O França 98 foi um Mundial cheio de golos e emoções fortes. Foram ao todo 171 os golos marcados durante a prova, 10 dos quais marcados pela Argentina, mas só um desses salvou uma vida.

A 30 de Junho, disputava-se em Saint-Étienne o Argentina – Inglaterra, um dos jogos mais interessantes dos oitavos de final da prova. A Argentina vinha lançada, depois de uma fase de grupos perfeita, com 3 vitórias, 7 golos marcados e 0 sofridos, preparando-se para enfrentar uma Inglaterra que terminara o grupo em segundo, depois de perder com a Roménia de Hagi com um golo no último minuto.

A Argentina começa melhor, com um penalty aos seis minutos, convertido por Gabriel Batistuta, o seu quinto golo na prova, mas dez minutos depois o marcador tinha já dado uma cambalhota, com um penalty de Alan Shearer (10 minutos) e um golo de Michael Owen (16 minutos). O jogo estava tenso e emocionante e quando parecia que a Inglaterra iria em vantagem para o intervalo, Javier Zanetti empata de novo o jogo no último minuto da primeira parte, num livre ensaiado.

A mais de 1700km da cidade francesa, o Procurador polaco Marek Kopacz, estava há dias a ser alvo de ameaças anónimas, por estar a investigar um perigoso gang de uma pequena cidade a norte de Cracóvia, tendo o seu carro sido vandalizado dias antes. Todos os dias, às 22:00h em ponto, Marek ia à esquadra, depois de passear o cão.

Naquele dia, ao ver a mesma Inglaterra que tinha eliminado a Polónia na qualificação para o Mundial, a sofrer o golo do empate com a Argentina entusiasmou-o, decidindo ficar em casa com a sua esposa a assistir ao resto do jogo. Pouco depois das 22:00h o enorme estrondo na rua chamou a sua atenção e segundos depois os vizinhos batiam-lhe à porta, preocupados. O seu carro tinha explodido.

Watch England v Argentina - Fifa 1998 World Cup Rewind - Live - BBC Sport

As perícias policiais, mais tarde, determinaram que a explosão fora tudo menos acidental. Tinha sido colocada uma bomba-relógio, marcada para explodir à hora a que Marek estaria a caminho da esquadra. Não fosse o golo de Zanetti, admitiu o próprio, e não teria ficado em casa para ver a Inglaterra a ganhar à Argentina. Marek acabaria por escrever uma carta ao lateral argentino do Inter a agradecer.

Quanto ao jogo? A albiceleste venceria nos penalties. David Beckham foi expulso no início da segunda parte, por rasteirar Diego Simeone com o jogo parado após uma falta do Argentino, motivando a famosa capa do The Mirror “10 heroic Lions and 1 Stupid Boy” (10 leões heroicos e um rapaz estúpido). O jovem inglês acabaria por ser o bode expiatório de mais uma eliminação dos Three Lions, tendo a sua reputação sofrido bastante no seu país natal, só recuperando quase quatro anos depois, com o incrível livre à Grécia no último minuto que ditaria a qualificação para Mundial 2002.

Inglaterra x Argentina: como Beckham virou o vilão inglês da Copa de 1998

Comentários
Loading...