Quem pode ser o sucessor de Luis Díaz?

Concordemos ou não, Luis Díaz foi (ao que tudo indica) transferido para o Liverpool e o Futebol Clube do Porto terá de aguentar a sua vantagem de 6 pontos no primeiro lugar sem o seu melhor marcador nos 15 jogos que faltam.

Foram até agora cinco os jogos decididos pelo colombiano, quatro vitórias e um empate, nove pontos, a vantagem que os dragões têm para o terceiro lugar. Nenhum outro jogador decidiu tantos jogos (Taremi é o mais próximo, com três golos decisivos) ou marcou tantos golos como Diaz e, sem ele, os dragões terão de procurar soluções.

Como pode então o Porto encarar o futuro sem o colombiano:

 

Soluções no plantel:

-PepêCusto total de Pepê foi de 16,7 milhões de euros

É o sucessor natural do colombiano e até à data, mostrou bons pormenores quando teve tempo suficiente em campo. Na ausência de Luis Diaz assumiu a esquerda do ataque na recepção ao Benfica, marcando um golo, tendo um segundo anulado e ainda uma boa oportunidade para marcar outro. Não é tão bom a entrar na área como Díaz e perde na finalização para o colombiano, mas está num bom caminho e pode ainda crescer muito no Porto.

 

-Fábio VieiraA BOLA - Fábio Vieira destaca a exibição na segunda parte (FC Porto)

É melhor no meio do que nas alas e provavelmente exigiria a mudança de Otávio para o lado esquerdo, mas ainda assim pode ser o abre latas do Porto na ausência do colombiano. Com uma assistência por cada 61 minutos em campo, o médio português destaca-se pela qualidade de passe e visão de jogo, podendo a equipa beneficiar de o ter mais tempo em campo. É compatível com Pepê, se a equipa jogar num 4x2x3x1, como jogou contra o Benfica.

 

-Francisco ConceiçãoFrancisco Conceição distinguido pelo FC Porto com um Dragão de Ouro: ″Isto é apenas o início″

Tal como Fábio Vieira, provavelmente obrigará Otávio a mudar de lado, se se mantiver o 4x4x2. Como Diaz, tem uma grande qualidade técnica e é bom a entrar na área com a bola no pé, mas ao contrário do colombiano, ainda falha muito na hora de decidir o que fazer (o que é natural para a idade).

 

Soluções no clube:

-Gonçalo BorgesJoão Mendes e Gonçalo Borges: conheça os «rookies» do FC Porto :: zerozero.pt

O jovem da equipa B é rápido e forte com a bola no pé, mas tem ainda um longo caminho a percorrer para ser uma alternativa credível a Díaz. Se não vier um reforço é, no entanto, uma boa alternativa a Pepê.

 

-Shoya NakajimaNakajima deve regressar hoje - FC Porto - Jornal Record

As funções que Luis Díaz tinha esta época eram as ideias para Shoya Nakajima brilhar – ser um segundo avançado a partir da ala. Depois de dois anos falhados no Porto, onde jogou muito mais atrás do que habitualmente jogava no Portimonense, esta poderia ser a oportunidade do japonês justificar o valor que o clube pagou por ele… resta saber se Conceição estaria disponível a aceitá-lo de volta.

 

Possíveis contratações:

-GalenoGaleno, o rei das fintas quer voltar a passar a perna ao leão

É o jogador mais semelhante ao internacional colombiano a actuar em Portugal hoje em dia. Rápido, forte com a bola no pé e leva já 12 golos esta época ao serviço do Braga em todas as competições (4 deles de penalty). Tem também a vantagem de já ter jogado no Porto de Sérgio Conceição, reduzindo por isso o tempo de adaptação e com 24 anos tem margem de progressão e pode pagar o investimento no futuro com uma venda milionária. O Braga não é um negociador fácil, mas com Diogo Leite emprestado aos minhotos com uma cláusula de 12 milhões, os dragões têm aqui uma oportunidade de obter o brasileiro a um valor bem mais baixo.

 

-Samuel LinoSamuel Lino dirige agradecimento duplo aos adeptos do Gil Vicente

Uma das surpresas esta época, o médio do Gil Vicente leva já 6 golos na liga. No Gil Vicente joga mais à frente do que no Porto, podendo a adaptação ser mais complicada, mas o talento está lá e teria potencial para ser um excelente reforço para os dragões.

 

-Alexis VegaAlexis Vega on going to European football: 'I don't want to leave Chivas free' - Then24

O mexicano do Guadalajara já foi associado aos dragões esta época e começou em grande o Torneo de Clausura, com 2 golos nos 3 primeiros jogos, num papel muito semelhante ao de Luis Díaz no Porto. Decidiu também o jogo do México com a Jamaica no passado dia 28, com um golo aos 83 minutos. Necessitaria de um período de adaptação ao futebol português, mas pode ser sem dúvida uma mais valia no futuro.

Comentários
Loading...