Uma nova era do Futebol Virtual a caminho?

Esta semana, um anúncio causou um certo buzz dentro da comunidade de jogadores de PES e Fifa. A já tradicional franquia Pro Evolution Soccer deixará de existir, e passará a se chamar apenas “eFootball”, a partir já deste próximo jogo a ser lançado em 2021. Não somente isso, o jogo agora será free-to-play em todas as plataformas, o que com certeza poderá significar uma nova era no universo do Futebol Virtual. Mas até que ponto isso é positivo?

 

Um breve resumo da história

A Konami por muito tempo reinou no universo dos videojogos de futebol. Lembro-me de quando era miúdo e passava os dias a competir com os meus amigos no International Super Star Soccer. Depois, foi a vez do Winning Eleven, que posteriormente sofreu um rebranding no Ocidente e passou a se chamar Pro Evolution Soccer, e agora chegou a vez do novo eFootball.

Particularmente, eu joguei mais os jogos da Konami até o PES 2010, e depois migrei para o lado Fifa da força por achar que naquela altura, passaram a ter recursos mais interessantes, e também maior número de licenças, o que trazia um realismo interessante para o famigerado Modo Carreira, o meu favorito. Mas eu nunca deixei de experimentar todos os anos o PES, para ver se valia a pena retornar à ele. Não sei se era a qualidade do jogo, ou a zona de conforto com o Fifa, mas acabei que nunca voltei.

Era notável que embora ainda houvesse um público muito fiel à Konami, eles sempre ficaram na sombra do jogo da EA Sports por todos esses anos. E acho que nesse sentido, um novo rebranding é uma boa estratégia da Konami. 

 

As novidades do eFootball

TOP | eFootball Official Site

O objetivo deste artigo não é apresentar muito menos vender o eFootball, por isso, vou ser breve quanto às novidades.

A maior delas talvez seja o fato do jogo agora ser completamente gratuito. A segunda, é o fato das partidas online agora serem cross-generation e cross-platforms. Para quem não está habituado aos jargões do universo gaming, eu explico: anteriormente, quem jogava na PS4 só enfrentava adversários também com a mesma consola, e assim por diante. Agora já não há mais esse limite, qualquer jogador pode enfrentar qualquer jogador independente da plataforma ou geração em que ele esteja a jogar, o que aumenta muito a comunidade dentro do jogo.

Isso entre outros detalhes que podem ser encontrados no site oficial do novo jogo, para quem tiver mais curiosidade. Incluindo um roadmap dos recursos a serem lançados nos próximos meses.

Com essas novidades, penso que a Konami agora tenta investir mais no mercado de eSports futebolístico competitivo, ao invés de um jogo casual para passar algumas horas. Ponto negativo pra mim, pois sempre fui adepto de jogar sozinho e construir minha história no Modo Carreira. Mas entendo que o público que gosta da jogatina online seja bem maior. 

 

Possíveis pontos negativos

Nenhuma empresa nesse mundo capitalista dá ponto sem nó. E quando oferecem algo gratuito, eles precisam encontrar outras maneiras de rentabilizar o produto. E nesse quesito, a minha maior preocupação é que o jogo se torne mais um famoso caso de jogo pay to win, ou seja, jogos que te permitem gastar dinheiro real para ganhar algum benefício in-game, e até mesmo sair na frente dos outros jogadores com isso. 

Isso já acontece no Fifa Ultimate Team por exemplo, mas de forma independente, com o mercado negro de compra de moedas que acontece descaradamente internet afora. Mas com o jogo sendo free desde o seu nascimento, temo que isso possa passar a fazer parte já do core do jogo, sem a necessidade de um mercado paralelo para este fim. 

How to Get More FIFA 21 Coins: The Ultimate Team Coin-Making Guide

Esta prática já é muito conhecida em mobile gaming. Como a maior parte dos jogos de grande sucesso nos telemóveis são free-to-play, as empresas geram suas receitas com compras feitas dentro do jogo, que por vezes são apenas melhorias estéticas (como skins, personagens e etc), mas muitas vezes trazem um benefício real dentro do jogo, e que em caso de jogos online, ainda te colocam em vantagem frente ao seu adversário. 

Este tipo de prática pode prejudicar muito a experiência do jogo online, e gerar bastante frustração na maior parte dos jogadores que não gostam, ou sequer podem se dar ao luxo de gastar dinheiro em jogos. 

Também me parece que ao focar no universo do eSports online e do jogo competitivo, que o jogo offline poderá ficar mais limitado. Embora já tenhamos informações de que a Master League virá como uma DLC paga no futuro, não acredito que eles dediquem o mesmo empenho que devem dedicar no modo competitivo online, que deve ser muito mais lucrativo. De qualquer forma, a EA já faz isso com o Fifa praticamente desde que o Ultimate Team existe, e implementa melhorias pouco produtivas no Modo Carreira.

Além disso, fico na dúvida quanto ao cross-platforms. Que é um excelente recurso! Mas se antes havia várias reclamações sobre a qualidade dos servidores nos jogos online, imagina agora?

 

A concorrência

FIFA 22: Data de lançamento, trailer de gameplay revelados

Ao que me parece, tudo indica que a EA Sports seguirá com seu modelo tradicional pelo menos para esta próxima versão, o Fifa 22. Mas já há rumores de que a partir do próximo ano, eles também sigam para o modelo free-to-play com ainda mais compras in-game. Se isso acontecer, é provável que eles passem a investir ainda menos no Modo Carreira, o qual já sinto que vem sendo abandonado ao longo dos últimos anos, com poucos recursos novos, ou com recursos pouco relevantes para a comunidade. 

Em contrapartida, o Ultimate Team, modo de jogo mais jogado da série Fifa desde que foi lançado, passa a ganhar ainda mais força caso o jogo venha a se tornar mesmo free nos próximos anos. 

E é por isso que acredito estarmos prestes a entrar em uma nova era do futebol virtual. Com ambos os jogos sendo free-to-play, a concorrência será muito mais direta em termos de novos recursos e gameplay. Muitos jogadores acabam por optar por um ou outro jogo durante a época, e a maioria acaba por ir sempre naquele que já está habituado. Agora, todo mundo terá livre acesso para experimentar o que quiser, e permanecer naquele que o agradar mais.

Uma concorrência saudável que pode beneficiar muito nós, os jogadores. Só nos resta agora esperar pra ver.

Comentários
Loading...