Vitinha já é um caso sério

Esta semana optei por não escrever sobre o jogo como um todo, mas apenas do que vi dos 60 minutos para a frente. Não foi o período com mais golos (apenas um aos 63’), mas para mim foi o melhor Porto que vi esta época.

Porto X Arouca

É uma geração incrível esta que o Futebol Clube do Porto tem no seu plantel. Diogo Costa é o novo dono das redes do Dragão, João Mário revelou-se um grande lateral ofensivo, Fábio Vieira é um médio criativo muito talentoso e com mais espaço pode vir a ser uma das estrelas do Futebol Clube do Porto, Francisco Conceição, não fosse ir tantas vezes à procura da falta, podia ser um jogador mais decisivo e há ainda os casos de Romário Baró e Diogo Leite, que até ver fazem parte do plantel e podem ter uma palavra a dizer ao longo da época, caso fiquem.

Vítor Ferreira (@vitinha) | Twitter

E depois há Vitinha!

De certo no Wolves a incerto no plantel, Vitinha foi ficando e apesar de nunca ter tido muito espaço (talvez por Conceição não ter a certeza quanto ao seu futuro no clube), sempre que foi chamado jogou bem e até marcou contra a Roma de Mourinho na pré-época.

Contra o Arouca, Vitinha entrou aos 60 minutos e pode até ter passado despercebido a muitos, pois não marcou nem assistiu, não fez nenhuma finta para o Youtube ou um passe de 40 metros a rasgar a defesa, mas a diferença foi por demais evidente com ele em campo. No lugar de um combativo Bruno Costa, que está a fazer uma época muito interessante, Vitinha trouxe uma nova vida ao meio-campo. Com uma criatividade e critério de passe que o ex-Paços de Ferreira não tem e uma visão de jogo acima da média, Vitinha temporizou o jogo do Porto como nenhum outro no plantel é capaz de fazer (nem mesmo Sérgio Oliveira) e mostrou que, com espaço, pode vir a ser um jogador muito importante esta época.

Com ele o Futebol Clube do Porto não foi perfeito, foi melhor. As transições foram mais rápidas (aproveitando melhor os desequilíbrios) e sobretudo parecia que alguém sabia o que fazer quando a defesa fecha e não há caminhos óbvios para o golo.

Vitinha pode melhorar, principalmente no capítulo da recuperação de bola e pressão ao adversário e com isso pode crescer muito com Mateus Uribe e Bruno Costa ao seu lado e mesmo com o técnico Sérgio Conceição, que isso já mostrou saber ensinar aos jogadores. Mas isso é “fácil” de aprender e o mais difícil já ele tem.

Se Sérgio Oliveira sair este mercado, Vitinha provou haver no clube quem possa fazer o seu lugar. Se Vitinha sair neste mercado, perde o Futebol Clube do Porto.

I Liga | FC Porto volta às vitórias ao vencer na receção ao Arouca - Fc  Porto

P.S.: Nota positiva também para Marcano, que mostrou que ao contrário do que parece norma hoje em dia, nem só de velocidade se faz um lateral, tendo a inteligência e a experiência um papel muito importante. Soube subir (e não cruza pior que Zaidu!), soube proteger-se dos adversários mais rápidos e nunca pareceu desconfortável numa posição que não é a sua.

Comentários
Loading...