Quem ganhou e quem perdeu neste mercado de transferências?

Terminou mais um mercado de transferências e com ele, mais uma excitante silly season onde toda a gente vai para todo o lado e os boatos circulam. Enquanto Fabrizio Romano entra na sua 78ª hora de sono consecutiva após mais um directo de 12h no fecho de mercado, aqui no Desempate resolvemos analisar quem foram, para nós, os clubes com melhor e pior prestação neste mercado, nas principais ligas europeias.

 

Sinal Mais

 

Vlahovic: "Este é um dos meus aniversários mais felizes, quero deixar a Juventus orgulhosa"
Dusan Vlahovic

Juventus

Após perder o título que era seu há uma década, a Vecchia Signora parece querer apostar numa renovação e começou este mercado a livrar-se de alguns dos seus pesos mortos, saindo Aaron Ramsey, Dejan Kulusevski e Rodrigo Bentancur. Às fileiras de Turim juntou-se Dusan Vlahovic (a maior transferência do mercado – 75 milhões), para resolver a crise de finalização da equipa e Dennis Zakaria, para dar músculo e raça ao meio-campo. Ainda há uma defesa onde todos os titulares têm mais de 33 anos para renovar… mas é um bom princípio…

 

Bournemouth seal major coup after landing much-touted Norwich man Cantwell on loan
Todd Cantwell

Bournemouth

Que ultimo dia de mercado para os Cherries, que são capazes de ter “comprado” a subida de divisão com cinco contratações sonantes, entre as quais Todd Cantwell que ainda há 2 anos estava associado ao Liverpool de Klopp, Nathaniel Phillips, que na época passada foi bastante utilizado no mesmo Liverpool e Siriki Dembelé, uma das promessas do futebol inglês, que militava no Peterborough. Chegou também o guarda-redes Woodman e o experiente avançado Kieffer Moore.

 

Arthur Cabral tenta afastar sombra de Vlahovic na Fiorentina e diz que mira Seleção: "Grande sonho" | futebol italiano | ge
Tem o nome na camisola… vá lá…

Fiorentina

A Fiorentina conseguiu um final “feliz” com a novela Dusan Vlahovic, que segundo o presidente, estava preparado para passar mais uma época inteira em Florença, até expirar o contrato e sair a custo zero, podendo negociar um contrato mais alto. Saiu por 75 milhões, verba mais do que suficiente para encontrar uma alternativa em Arthur Cabral (27 golos e 8 assistências em 31 jogos esta época, ao serviço do Basileia) e ir “roubar” Ikoné ao campeão francês, Lille. Também garantiram o empréstimo de Piatek, o tal que há 3 anos era o novo Shevchenko, mas depois descobriu-se que afinal não… mas que isso não ensombre um bom mercado dos viola.

 

Bruno Guimaraes selects Newcastle shirt number 39 in tribute to taxi driver father - Mirror Online
Bruno Guimarães

Newcastle

O clube que mais tinta fez correr este mercado de transferências, foi mais contido do que esperavam as previsões, mas mexeu-se muito bem. Chegaram cinco jogadores. Uma defesa praticamente nova com Matt Targett (lateral esquerdo), Dan Burn (central) e Kieran Trippier (lateral direito), todos ingleses e com muita experiência de Premier League. Para o meio-campo chegou o brasileiro Bruno Guimarães, um dos jogadores mais excitantes da Ligue 1 e para a frente de ataque, Chris Wood, o experiente avançado do Burnley, que nas últimas cinco épocas marcou sempre mais de 10 golos, garantindo perigo pelo ar e enfraquecendo um rival directo na luta pela promoção.

 

Marcus Edwards apresentado: "Sporting é o maior Clube de Portugal" - I Liga - SAPO Desporto
Marcus Edwards

 

Sporting

No ultimo dia de mercado os leões garantiram dois reforços para aquelas que seriam talvez as suas duas maiores lacunas: uma alternativa à dupla Pote/Sarabia e um ponta-de-lança para competir com um Paulinho em baixo de forma. Vieram um irreverente Marcus Edwards e um experiente Islam Slimani, por menos de 10 milhões de euros e ainda foi possível arranjar alguém para ficar com o Bruno Gaspar. Nada mal…

 

Sinal Menos

 

Rui Costa atira-se à arbitragem: ″É hora de dizer basta″
Luis Filipe Vieira

Benfica

Para os que achavam que o Benfica precisava urgentemente de reforços, este mercado foi uma desilusão. Felizmente para Veríssimo não era o caso e o treinador dos encarnados está satisfeito com o plantel, por isso, siga o baile.

 

Arteta: 'Was I angry at half-time? Yes' | Press conference | News | Arsenal.com
Mikel Arteta

Arsenal

Os gunners não só não contrataram ninguém como deixaram sair Callum Chambers, Sead Kolasinac, Pablo Marí, Ainsley Maitland-Niles e Pierre-Emerick Aubameyang, sem ganhar praticamente um tostão no imediato com todas estas operações e ficando apenas com 21 jogadores no plantel principal (incluindo três guarda-redes) e tendo Elneny ainda na CAN. Numa altura em que todos os pontos são essenciais na luta pela Europa, há apenas 17 jogadores de campo disponíveis e um deles é Granit Xhaka… podia ser pior? Dificilmente.

 

Alan Brasil quer Marcelo Bielsa como próximo técnico do Celtic
Marcelo Bielsa

Leeds United

Metade do plantel está ou já esteve lesionada em alguma fase esta época. Os dois jogadores mais importantes da equipa (Patrick Bamford e Kalvin Phillips) tiveram lesões de longa duração e se o avançado parece já estar apto para voltar, ao médio ainda faltam pelo menos dois meses. Dan James (um extremo) tem jogado a avançado, Shakleton (um médio centro), tem jogado a lateral direito, para que o lateral direito habitual (Ayling) jogue a central e Stuart Dallas (um extremo) já fez praticamente todas as posições esta época. Nos últimos jogos, o Leeds no banco não tinha um único jogador com mais de 50 minutos de experiência na Premier League e ainda assim, Bielsa e a direção optaram por não trazer ninguém novo…

 

Anthony Martial 'pronto para jogar' depois de trocar o Manchester United pelo Sevilla - G7 News
Anthony Martial

Manchester United

Os Red Devils falharam em dar um destino a Jesse Lingard, que assim vai sair a custo zero no Verão, mas a janela até nem estava a ser má… Van de Beek saiu por empréstimo e livraram-se de dois jogadores de ataque (Martial para o Sevilla e Diallo para o Rangers) porque tinham avançados a mais… para depois Mason Greenwood ser preso e ficarem com avançados a menos…

 

Sinal Assim Assim

 

Galeno reforça FC Porto: o número, o contrato e a cláusula de rescisão
Galeno

Porto

Stephen Eustáquio, Rúben Semedo e Galeno parecem ser três boas contratações, todos com experiência no futebol português e os dois primeiros até são internacionais… só peca por já terem chegado tão tarde, especialmente Semedo, tendo em conta que o Porto passou o mês todo só com dois centrais. Fora isso… grande mercado. Isso e os dragões terem perdido os três jogadores mais valiosos da equipa (Sérgio Oliveira, Jesús Corona e Luís Díaz) por uma verba inicial de 49 milhões, tudo somado (que pode ascender a 83, correndo tudo bem…). Fora isso, foi bom…

 

Adama Traoré, nascido em Barcelona: “Às vezes é preciso pegar o caminho mais longo para voltar para casa”
Adama Traoré

Barcelona

De “ai ai, não podemos contratar” a 55 milhões em Ferrán Torres, foi um saltinho. Renegociados os prazos de pagamento das dívidas e alguns contratos, o Barcelona conseguiu livrar-se de um dos seus pesos mortos (Phillipe Coutinho) e renovar a frente de ataque com três jogadores rapidíssimos (Ferran Torres, Aubameyang e Adama Traoré), o que  seria espectacular, se fosse uma equipa de contra-ataque ou de transição rápida, o que, com Xavi, não parece ser… ainda assim, no papel, boas contratações.

 

OFICIAL: Kulusevski e Bentancur trocam a Juve pelo Tottenham
Kulusevski e Bentancur

Tottenham

Depois de terem sido rejeitados por mais jogadores do que é possível contar neste mercado (só de cabeça: Vlahovic, Luís Diaz, Amrabat, Adama Traoré e um gajo da 5ª divisão inglesa, chamado Ollie Tanner, que não sei porquê, tentaram contratar) e de terem Antonio Conte prestes a bater a porta, o director desportivo Fabio Paratici lá pôs mãos à obra e foi chorar à porta do seu antigo clube por reforços. A Juventus aceitou, até porque estava mesmo a precisar de reciclar o plantel e cedeu dois jogadores com clausulas obrigatórias de compra (Dejan Kulusevki e Rodrigo Bentancur). Não deixam de ser boas contratações, mas pecam por tardias e por estarem longe de resolver as áreas mais problemáticas da equipa (centro e direita da defesa).

Comentários
Loading...