Vitória dramática nos penáltis qualifica Burkina Faso para os quartos frente ao Gabão

O Burkina Faso carimbou o passaporte para os quartos de final, diante do Gabão, com uma vitória nas grandes penalidades, por 8-7, após um empate a 1-1 no tempo regulamentar, com um penálti decisivo convertido pelo médio que actua no PAOK B, Ismahila Ouédraogo, e que entrou na segunda parte do prolongamento para o lugar de Blati Touré, considerado o homem do jogo.

Burkina Faso’s players after Gabon’s defender Yannis N’Gakoutou (unseen) missed a shot in a penalty shoot-out the Africa Cup of Nations (CAN) 2021 round of 16 football match between Burkina Faso and Gabon at Limbe Omnisport Stadium in Limbe on January 23, 2022. (Photo by CHARLY TRIBALLEAU / AFP) (Photo by CHARLY TRIBALLEAU/AFP via Getty Images)

O ex-guardião que alinhou no B SAD, Hervé Koffi, e o ex-defensor do Vitória Sport Clube, Tapsoba foram ambos titulares, com Tapsoba a marcar o penálti, e Koffi a fazer uma defesa extraordinária por seu turno.

Com este resultado, os Burkinabés esperam o desfecho do duelo entre a Nigéria e a Tunísia para saber com quem é que jogarão a seguir.

Ambas equipas bateram-se até final, num jogo bem disputado, mas que podia ter tido um pouco de mais assertividade por parte do Gabão, que dispôs de mais bola, por outro lado, notou-se que Bertrand Traoré foi uma dor de cabeça para os gaboneses, tendo estado em evidência pelas arrancadas e reconhecida capacidade técnica.

A expulsão do jogador do Gabão, Obissa, por acumulação de cartões, e o facto de ter visto um golo anulado a Boupendza, também acabou por condicionar no aspecto psicológico a meu ver, pese embora nunca tenham baixado os braços, e tenham conseguido chegar à igualdade perto do final aos 92 minutos na sequência de um canto com um lance entre meias, desvio de Ecuele Manga de cabeça, e Guira a inserir a bola na própria baliza.

Do outro lado, caso o Burkina Faso não tivesse vencido, certamente iria queixar-se da falta de eficácia, após Traoré falhar um penálti aos 18 minutos, mas posteriormente viria a compensar com um golo de pé esquerdo aos 28 minutos.

Em conclusão, o Burkina Faso acabou por ser vencedor e no final isso é o que conta.

Comentários
Loading...