Vai correr o pano

A temporada mais emocionante dos últimos anos de Fórmula 1 está a chegar ao fim e da melhor maneira possível, num fim-de-semana de winner takes it all (nem é preciso ganhar, basta ficar à frente do adversário directo). Lewis Hamilton, britânico de 36 anos, piloto da Mercedes, procura o seu oitavo título, que o deixaria como o único piloto na História do desporto com oito títulos. O seu adversário é Max Verstappen, holandês de 24 anos e piloto da RedBull, procura o primeiro título da carreira.

 

Este ano foi de equilíbrio entre as equipas austríaca e alemã, contrariamente aos anos anteriores, em que a Mercedes tinha dominado de forma avassaladora, excepção feita à primeira metade de 2018, em que a Ferrari e Sebastian Vettel conseguiram dar alguma luta aos Silver Arrows. Desde 2016 que não tínhamos um campeonato decidido na última prova, nesse ano Hamilton perdeu o campeonato para o seu companheiro de equipa, Nico Rosberg, e desde 1974 que não havia dois pilotos a chegarem à última prova com os mesmos pontos.

 

A amostra chegou logo no Grande Prémio do Bahrein, com luta em pista entre Hamilton e Verstappen e controvérsia. A vitória acabaria por sorrir ao britânico, com Verstappen a vencer o evento seguinte, em Imola.

 

O holandês celebra a vitória em Imola

 

As duas provas seguintes, Portimão e Barcelon, sorriram ao piloto #44, que após essas duas vitórias entrou na pior fase do campeonato, estando cinco provas sem vencer e vendo Verstappen vencer quatro. Lewis Hamilton apenas regressou às vitórias em Silverstone, após uma colisão com Verstappen na primeira volta ter atirado o holandês para fora de prova, o que custou uma penalização de 10 segundos ao heptacampeão.

 

O favorito do público brasileiro ganhou em ‘casa’

 

Os dois rivais voltaram a embater em Monza, desta vez acabando ambos fora de prova, com Max a ser considerado culpado e penalizado em três lugares, na grelha do grande prémio seguinte. Daí para cá destaque-se a magistral forma de Hamilton no Brasil, onde largou da última posição para a corrida de sprint e acabou em quinto, para no Grande Prémio desse domingo sair da 10ª posição da grelha para vencer a corrida, com um ritmo de corrida diabólico. Tenho ainda que realçar o Grande Prémio da Arábia Saudita, muito quezilento e que resultou numa penalização total de 15 segundos para Max Verstappen.

 

Resta dizer que se nenhum dos dois candidatos pontuar o título vai para o piloto da RedBull, por ter mais uma vitória esta temporada (9 contra 8 de Hamilton), mas não creio que isso venha a acontecer. Para já Verstappen ganhou a batalha pela pole position, com Lewis na segunda posição.

 

Os dados estão lançados, let the show begin!

Comentários
Loading...